O Apple Safari 4, novo navegador lançado em versão de testes pela empresa de Steve Jobs, chegou prometendo mundos e fundos, dizendo ser o mais rápido da categoria e que veio para inovar o modo como se navega pela Internet. Mas o que ele tem para oferecer além de seu rostinho bonito?
Novidades
“Top Sites”
Opção que permite a visualização dos sites mais visitados por você, nela é possível definir quais ficarão lá em caráter permanente (assim como sua posição) e quais não ficarão. Dependendo do modo de visualização (pequeno, médio ou grande) a quantidade de sites mostrados pode variar entre 6 e 24, sendo que aqueles atualizados desde a sua última visita recebem a marcação de uma estrela azul.
Para que seus sites favoritos estejam constando nessa área basta que você os tenha visitado ao menos duas vezes, já se você quiser acessá-los a partir do “Top Sites” será necessário clicar em cima deles.
O destaque do “Top Sites” fica por conta do visual, pois mesmo que a Apple diga que o enfoque do Safari 4 é a navegação, eles capricharam bastante nessa ferramenta. Os efeitos de transição de tela, a movimentação fluida e os reflexos das miniaturas dão um show à parte.
“Cover Flow”
Em teoria o “Cover Flow” serviria para que você pudesse visualizar uma miniatura dos sites adicionados ao seu “Favoritos”, economizando assim o tempo de ser obrigado a entrar no site desejado para ver se há algo diferente (no caso de ele não estar no “Top Sites”).
“Full History Search” (Pesquisa completa do histórico)
Opção parecida com a anterior, acessível, por sua vez, através da tela “Top Sites”. Sua função é permitir que você procure sites armazenados em seu histórico através de uma barra de rolagem horizontal que controla o movimento das visualizações das miniaturas. Todavia, outra vez, as imagens das miniaturas não aparecem.
Tabs no topo da janela
O grande diferencial do Safari 4 é em relação ao tamanho ocupado por ele em seu monitor, pois caso esse seja o seu desejo, você pode deixar somente a barra de endereços aparecendo! Ou seja, muito mais espaço para visualizar imagens e coisas que ocupem bastante espaço em um site.
Falando em barra de endereços, vale a pena citar que ela é totalmente personalizável, pois é possível selecionar quais ferramentas serão exibidas ou não, assim como o seu posicionamento.
Velocidade
O Safari 4 se diz o mais rápido entre todos os navegadores (famosos), como Microsoft Internet Explorer 7, Mozilla FireFox 3 e Google Chrome. Porém, tal fato é verdadeiro somente caso o site visitado já tenha sido carregado anteriormente, pois o Safari 4 armazena todos os sites visitados em seu computador permitindo, inclusive sua visualização enquanto desconectado da Internet.
A opção de salvar tudo o que encontra pelo caminho é padrão no Safari 4, contudo, é possível alterar suas configurações e até mesmo navegar sem guardar absolutamente nada com a opção “Private Browsing...” (Navegação particular).
0 comentários:
Postar um comentário