ZBrush v3 + 24 Tutorials + 86 Extra Plugins


Criado pela empresa Pixologic Incorporated, o ZBrush é um software que veio para revolucionar o método tradicional de modelagem, escultura, texturização e pintura.
Sua interface é bem intuitiva e interativa, tornando o aprendizado e adaptação mais rápida.
Ele combina abrangentes recursos de 2D e 3D, tais como: Escultura 3D, Projeção de Pintura 2D/3D, Textura e Deformação 3D, podendo facilmente modelar, pintar e esculpir qualquer coisa orgânica com uma riqueza incrível em detalhes, pois o usuário é livre para criar qualquer tipo de pincéis, tanto para esculpir quanto para pintar.
Sua estrutura de modelagem é feita a partir de esferas e não em cubos, como os demais programas.
Outro ponto forte do ZBrush é a possibilidade de trabalhar com milhões de polígonos e na criação rápida e incrivelmente realista de texturas, como poros, rugas, entre outros, tudo em tempo real!

Devido o tamanho sucesso do programa, o ZBrush foi utilizado em filmes como O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e games como Doom 3.
Com o Zbrush as possibilidades de criação são quase ilimitadas.

O Zbrush é equipado com uma engine de renderização em tempo real. Baseado em uma tecnologia de renderização única chamada “Pixol”, o Zbrush permite que artistas pintem uma imagem com profundidade, aplicando efeitos 2d e 3d de forma integrada na interface em tempo-real. Artistas podem pintar cor, materiais, textura e profundidade; arrastar e puxar objetos para a área de trabalho; esculpir e texturizar modelos 3d.
O Zbrush possui o beneficio de controle pixel-a-pixel, (o mesmo controle encontrado em programas de pintura 2d), com recurso de modelagem e renderização 3d em tempo-real.

ESCULTURAS DIGITAIS

Edição de malhas em várias resoluções

O Zbrush oferece um jeito inteiramente novo de esculpir modelos dos mais variados tipos, possibilitando liberdade total de criação. Quando uma malha é subdividida, um novo nível de resolução fica disponível. Todos os níveis anteriores ainda estão presentes e podem ser trocados a qualquer momento.

Novos pinceis (Brush) p/ escultura

O Zbrush oferece 9 novos pincéis para escultura, possibilitando uma enorme flexibilidade na forma como você trabalha com suas malhas. Estes novos pincéis agilizam o trabalho e aumentam o controle sobre as malhas, não importando se você está trabalhando com 24 ou 2 milhões polígonos.

Ferramentas avançadas de Geometria

O Zbrush adicionou nesta versão novas características que possibilitam um controle total da malha geométrica. Novas rotinas de divisão permitem manter a malha com alta qualidade. Outras características como vincos, edge loops e controles de grupos na malha, permitem criar formas mais simples que podem ser facilmente animadas.

Mapas de Textura

O Zbrush oferece avanços no mapeamento UV e pintura em projeção. Crie Mapas UV que funcionem bem em 'quads' e triângulos com apenas o clique de um botão. Texturize sua malha pintando diretamente sobre nela, e até mesmo pinte a profundidade que irá ser incorporada na geometria do seu modelo como se tivesse sido esculpida.

Projection Master

O 'Projection master' incorpora a habilidade de pintar “displacements” diretamente na sua malha após o comando 'Drop Now'. Quando o ‘Projection master’ é combinado com os novos pinceis de escultura, o Zbrush se torna “a ferramenta” p/ criação de “displacements” e “Normal Map”.

Update Automático e Zapp Link

O Maior avanço significativo para texturização são os novos update automático e Plug-in - ZappLink. Mesmo que uma textura esteja aplicada na malha no modo de edição, podemos abri-la em outro aplicativo de pintura 2d (como o Photoshop) para modifica-la. Logo após a textura ser salva em outro aplicativo, podemos ver sua atualização automaticamente no modelo aberto no Zbrush.

Novos Pincéis para Pintura

A capacidade de Pintura no Zbrush continua a evoluir com a introdução de 3 Pinceis inovadores de 2D e 2,5D. Essas novas ferramentas permitem efeitos que anteriormente eram difíceis ou impossíveis de serem feitos.

Histórico de Profundidade

Pelo Padrão, cada utilização de pincel adiciona profundidade na “área de trabalho” e todos os outros pincéis que são utilizados posteriormente usam como referência a profundidade do primeiro pincel.
Os novos botões “guardar e deletar” do histórico permitem fazer uma miniatura dos valores de profundidade atuais na “área de trabalho”. Todas as pinceladas adicionais irão se referenciar com aqueles valores e não afetarão os outros pincéis. Apagar o histórico de profundidade faz com que o pincel volte a se comportar normalmente daquele ponto em diante.

Tamanhos “Transformáveis”

Os Tamanhos dos Pinceis podem ser transformados depois que já foram pintados. Escala, orientação e posição podem ser alteradas depois de utilizadas. O Fator mais divertido está na possibilidade de alterar a maioria dos elementos que ajustam o tamanho do pincel, tais como materiais e canal alpha. Essa característica é incrivelmente funcional e poderosa para Artistas, ilustradores e afins, que trabalham com textura.



Assine Nosso Feed

0 comentários:

Postar um comentário